Serviço de acolhida e escuta: oferecido a todas as pessoas que procuram o Projeto. Este primeiro contato permite compreender, de forma individualizada, as reais necessidades dos beneficiários, para planejar respostas adequadas e, sempre que possível, com impacto a longo prazo na organização pessoal e familiar.
Grupos de auto-ajuda e espiritualidade: realizados semanalmente em um espaço apropriado, oferecem aos participantes, previamente inscritos, oportunidades de reflexão, informação e socialização, além de um espaço para a oração ecumênica e o cultivo da própria dimensão espiritual.
Ação “Amigos do Ambiente”: consiste na coleta de material reciclável, devidamente separado e manipulado através do trabalho voluntário, posteriormente vendido a empresas do setor. Esta ação é possível graças às parcerias firmadas com vários estabelecimentos da cidade, que fornecem o material descartado para uso do Projeto.
Mercadinho da Acolhida: um grupo de voluntárias e voluntários dedicam uma parte de seu tempo para a confecção de peças artesanais, posteriormente vendidas em datas comemorativas ao longo do ano. Esta atividade tem um duplo objetivo: agregar pessoas, envolvendo-as numa “corrente do bem” e ampliando assim a cultura da solidariedade, e angariar fundos para ajudar na aquisição de alimentos, materiais de limpeza, remédios, etc…
Grupos de voluntários doadores de sangue: funciona através de um cadastro das pessoas disponíveis para a doação voluntária de sangue, que são convocadas periodicamente. o Instituto organiza os grupos, faz o agendamento junto aos Centros de Captação e oferece o transporte para a efetivação das doações.